Uma Escapada no Pampa
EDIÇÃO 2025
Fabricio Cabral
11/5/20252 min read


Sempre me recordo de ter ficado impressionado, quando comecei a morar em
um apartamento no Rio de Janeiro, ao ler no elevador que crianças de até 12
anos não poderiam utilizá-lo sozinhas. Imagino a impressão oposta que tiveram
os povos andinos quando visitaram o sul do Brasil, Uruguai e Argentina; tanto que cunharam o vocábulo Pampa para descrever planícies, sem limites, como as que encontraram.
O filme Entre aulas (2025), de Marizele Garcia, nos oferece a oportunidade de acompanhar crianças em uma aventura nos pampas. Uma menina chamada Monique lidera essa expedição a um casarão em ruínas, a princípio, junto com sua amiga Lauany. A primeira etapa é fugir da escola através de uma passagem propícia.
Tendo iniciado a empreitada, passam por dois conhecidos. O primeiro as adverte por estarem matando aula, o qual recebe como resposta: “cuida da tua vida”. O outro, Renan, decide juntar-se à empreitada.
O cenário do Pampa não poderia ser mais propício. Planícies, sem limites, nos sugerem uma ausência de obstáculos visuais pelo menos. Mas sem limites parecem ser as crianças, pois até mesmo as maiores distâncias não parecem difíceis de serem transpostas, a pé, por elas. A ponte depois do Parque do Gaúcho, que é um parque de aproximadamente 243 hectares, parece “logo ali”.
Chegando-se ao casarão, a exploração se dá sem preocupação com o estado de conservação das ruínas. Sobe-se e desce-se escadas sem maiores dificuldades. Um casarão no Pampa, sede de uma fazenda, talvez, e de muitas estórias, certamente. Destas, é possível que as mais suscetíveis a impressionar uma criança sejam as que envolvam a morte trágica de uma jovem.
A menina conta uma estória de assombração sobre uma tal Margot, que parece ter efeito principalmente em Renan quanto este está observando sinais em paredes, e de repente vê seu próprio nome grafado.
Percebemos, então, uma primeira hesitação no agir de Renan. Uma estória, que, concatenada às outras existentes em sua cabeça, o faz pensar e, até mesmo, recuar. Penso eu: estaria a menina a serviço do mundo dos adultos, a tentar lhe dar limites?
Na volta pra escola, antes de se despedirem, a menina diz a Renan para tomar cuidado que a Margot virá atormentá-lo. Este por sua vez a desafia que venha.
Já na volta para casa, a luta contra os limites continuará, sendo Margot apenas mais um deles.


Realização
Apoio










Financiamento






